O Que Fazer Com Papel Kraft? Dicas de Artesanato e Uso

O papel é um dos materiais mais utilizados na confecção de produtos artesanais. Hoje veremos dicas do que fazer com o papel kraft.

Quem trabalha com artesanato não pode deixar de conhecer alguns tipos de papéis. Isso porque estes são materiais que costumam apresentar versatilidade e alto índice de lucratividade.

Aqui no blog já falamos sobre o Ecopet e Ecopet Premium, por exemplo. Após terminar esta leitura, sugiro que os acesse. Mas, voltando ao artesanato com papel, neste post falarei sobre as possibilidades de se trabalhar com o papel kraft.

Você, certamente, já viu ou manuseou esse tipo de papel, mas não deve saber ao certo do que se trata. Por isso, antes de falar sobre o que fazer com papel kraft, vamos conhecê-lo melhor.

O Que é Papel Kraft?

O papel kraft é um tipo de papel produzido a partir das conhecidas fibras de celulose. Nesse caso às mesmas se apresentam em tamanho curto, longo e são advindas de polpas de madeiras com texturas macias.

Desse modo, esta composição de fibras, como se apresenta, confere ao papel kraft características positivas de resistência mecânica. Isso lhe confere ótimo desempenho em seu processamento em máquinas, além de uma maciez extra.

Este tipo de papel pode ser alumínio ou laminado, recoberto com resina plástica a quente ou ainda com parafina. São, justamente, tais características que fazem do papel kraft uma boa opção para fabricar sacos e sacolas. Aliás, aqui no blog temos um post sobre embalagens de papel. Confira!

Além disso, podemos utilizar esse papel para produzir outros artigos, por exemplo:

Envelopes para correspondência;

Trabalhos de cartonagem;

Fabricação de caixas que podem ser usadas como embalagens de joias, cosméticos, etc.;

Por fim, esse papel é a matéria-prima usada para fabricação do conhecido papelão ondulado.

Manuseio Do Papel Kraft – Orientações Básicas

Em se tratando de artesanato com papel kraft é necessário ter algumas informações sobre seu manuseio.

Na maioria das vezes usamos grampeadores ou cola para trabalhar com ele, mas qual tipo apropriado de cola para esse material? Em síntese, indicamos dois tipos de cola para papel kraft, confira:

  • Cola PVA para madeira: sem dúvida, esta é a cola mais comum no mercado e podemos usá-las em diversas aplicações. Trata-se de uma substância solúvel em água, portanto, é bem fácil de limpar.

Além disso, a cola PVA é simples de usar, possui boa aderência e leva pouquíssimo tempo para secar totalmente. Pode ser usada para kraft, alguns tipos de tecido e madeira.

  • Cola acrílica: é transparente, bastante resistente e pode ser usada em várias superfícies, dentre elas: policarbonato, PVC, plástico, madeira e outras.

Temos aqui uma cola com aderência relativamente rápida (varia entre 45 e 60 minutos), mas a secagem total, geralmente, ocorre em 3 horas se estiver em temperatura ambiente.

A cola acrílica é a única considerada específica para acrílico e que nos permite colar superfícies de maneira invisível, ou seja, sem deixar marcas.

Sendo assim, sé você pretende usar o papel kraft para produzir sacos, sacolas ou caixas, o ideal é que opte por uma destas duas opções para colar suas peças.

Antes de passarmos para o próximo tópico, gostaria de falar sobre uma questão que julgo ser importante. Muitas pessoas não sabem, mas o papel kraft é o popular papel pardo que usamos em escolas, para fazer moldes de roupas, etc.

Embora o mesmo possua essa tonalidade amadeirada que é mais utilizada, pode passar por processo na produção e assumir várias outras cores, incluindo o branco. Por isso, o kraft passou a ser um material coringa quando pensamos em artesanato.

Gramatura do Papel Kraft

A gramatura de um papel se refere à medida de peso em relação ao peso do mesmo. Estamos falando sobre gramas por metro quadrado ou g/m². Na maioria das vezes os papéis mais finos são mais leves e os pesados, mais grossos.

Entretanto, vale ressaltar que a escolha da gramatura do papel kraft varia de acordo com a finalidade. Por exemplo, quando desejamos fazer sacos e sacolas, a gramatura deve ser de 30 gramas.

No caso de ser usado para confecção de pastas para escritório, pode variar entre 70 e 90 gramas. Por outro lado, a fabricação de cartões exige uma gramatura de pelo menos 250 gramas.

Quais As Vantagens do Papel Kraft?

Este é um dos materiais que nos apresentam muitas vantagens. Vejamos os benefícios do papel kraft:

Resistência

Sem dúvida, esse papel, além de bastante flexível e versátil, é muito resistente. Como falei antes, suas fibras de celulose em tamanhos variados e provenientes de madeira macia lhe confere essa característica.

Por isso, ele suporta pesos variados e é muito visto como sacolas em supermercados, padaria e lojas de cosméticos e acessórios.

Inclusive, as gramaturas maiores são ideais para a produção de caixas para presente e para usar em decoração de ambientes.

Versatilidade

Outra vantagem aqui é que podemos modificar e personalizar, de maneira fácil, o kraft. Logo, é possível usá-lo para confeccionar, desde embalagens, cartões, até convites e lembrancinhas para eventos.

O mesmo recebe muito bem as impressões digitais, logo, é uma ótima opção para criar peças artesanais a serem postas em aniversários com temas. Além disso, as versões coloridas aumentam seu leque de uso.

Aparência

Com toda a certeza, o kraft é um papel que consegue agregar muito valor aos produtos feitos com ele. Isso ocorre porque a tonalidade parda dele imprime sofisticação e elegância a qualquer peça. Por outro lado, suas versões coloridas podem gerar combinações de muito bom gosto.

Sustentabilidade

Uma das principais características do papel kraft é sua sustentabilidade. O mesmo possui um tempo de decomposição menor, se o relacionarmos a outros materiais. De acordo com especialistas, ele enquanto o plástico leva cerca de 300 anos para se decompor, o papel kraft se decompõem, nó máximo, 6 meses.

O Que Fazer Com o Papel Kraft?

Por fim, tendo em vista que estamos diante de um tipo de papel versátil, sustentável, bonito e com ótimo custo-benefício, veja o que fazer com ele.

  • Decoração de eventos;
  • Sacolas e sacos;
  • Convites e caixinhas
  • Etiquetas, envelopes e também, pastas para escritório;
  • Outros

Gostou de conhecer o papel kraft e saber como utilizá-lo? Qualquer dúvida, entre e contato!