Afinal, para que serve o Papel Kraft? Ele é Sustentável?

Algo que já está se tornando normal em nossa cultura é a preocupação com o meio ambiente.

Por mais que não estejamos na situação que gostaríamos, para grande parte da população ler e saber o que as empresas fazem para reduzir o impacto ambiental no mundo está se tornando um hábito.

E um produto que tem sido muito utilizado, principalmente depois dessa conscientização, é o papel Kraft, isso porque ele é o único que se degrada em apenas 60 dias em ambiente natural.

Saber utilizar o papel Kraft da forma e com a customização certa, pode transformar a sua marca em algo requintado e elegante.

E o melhor, você não irá apenas aumentar o recall de sua marca, como a imagem de sustentabilidade também estará presente.

Para conhecer um pouco mais sobre o papel Kraft e entender se ele realmente é sustentável, basta acompanhar este post até o final.

Vamos lá?

 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma: 

  • O que é papel kraft?
  • Papel Kraft: Qual é a sua classificação e como ele pode ser usado?
  • Papel Kraft e Semi-kraft – Quais são as diferenças?
  • Afinal, o papel kraft é sustentável?
  • Conclusão

 

O que é papel kraft?

O papel Kraft é resultado da mistura de diversos tipos de fibras de celulose que são encontradas na polpa de madeiras consideradas macias.

E é justamente pelo fato de conter toda essa mistura de fibras que o papel Kraft se torna um produto tão resistente, ao mesmo tempo em que, apresenta maciez e flexibilidade.

A celulose que também é utilizada neste tipo de papel, na grande maioria das vezes, não passa por processos de branqueamento, por isso, ele é reconhecido também pela sua cor parda natural, diferente de outros papeis comumente usados.

O papel Kraft é um dos mais versáteis, pois além de serem utilizados por consumidores comuns, é também um dos mais utilizados pela indústria.

Como o produto possui uma grande resistência é um dos mais indicados para a confecção de embalagens, sacos e embrulhos, um verdadeiro curinga para qualquer tipo de necessidade.

 

Papel Kraft: Qual é a sua classificação e como ele pode ser usado?

Como já foi falado anteriormente, por conta da sua resistência, o papel Kraft pode ser enquadrado na classificação de embalagem.

Já para os papéis tipo cartão, as cartolinas e os papelões são os mais indicados, e para fins sanitários consideramos o papel higiênico, guardanapo, toalhas de papel, lenços, entre outros.

Os papéis especiais são aqueles que servem como adesivos e que possuem características decorativas ou mesmo revestimentos metalizados, por exemplo.

Apesar de algumas variações, todos os tipos apresentam resistência no material, podendo ser considerado natural, extensível, branco, colorido, de primeira ou segunda qualidade.

Neste caso, tudo depende da forma com que ele é fabricado, os tipos de fibras e o seu nível de resistência.

Todo o acabamento irá resultar em um tipo de classificação especial, e o papel kraft ainda é considerado fonte de matéria-prima em casos específicos, como a fabricação de papelão ondulado, por exemplo.

Apesar da utilização ser mais comum na confecção de sacos, embalagens, sacolas e embrulhos, o uso do papel Kraft vai depender do seu tipo.

O Kraft natural é super resistente e por isso é empregado pela indústria na confecção de embalagens para produtos de grande porte.

Temos também o kraft extensível, produzido a partir da fibra longa de celulose e seu emprego é essencialmente em sacos de papel.

Apesar de um ser um pouco mais resistente do que o outro, o kraft de 1ª e 2ª possuem qualidade similares.

 

Papel Kraft e Semi-kraft – Quais são as diferenças?

Fabricado com um material virgem e com um alto índice de pureza, o papel Kraft é feito a partir de uma mistura de fibras de celulose curtas e longas.

Diferente do Papel Kraft, o papel Semi-Kraft é um produto fabricado com material reciclado, perdendo algumas qualidades e ganhando outras devido a mistura.

Trata-se de um produto recomendado principalmente no setor de embalagens, também para impressão, pintura, moldes, entre outros.

Neste caso, perguntar-se qual seria a melhor opção, não seria a pergunta correta a ser feita.

Podemos afirmar que não é simplesmente o fato do material da sua embalagem ser feito de papel Kraft ou Reciclado, por si só, que irá definir seu desempenho.

Isso porque inúmeros fatores são combinados no momento do projeto da sua embalagem, que pode ser desde qual produto será embalado, por qual meio de transporte ele será entregue ao cliente, onde será estocado, qual a quantidade de caixas que serão empilhadas entre diversos outros fatores.

 

Afinal, o papel kraft é sustentável?

 Sim, o papel Kraft é totalmente sustentável, principalmente por ser um produto 100% reciclável, pela sua fácil degradação quando descartado no meio ambiente e por servir de adubo quando misturado com outros itens orgânicos.

O papel Kraft é o único que se degrada em apenas 60 dias em um ambiente natural.

Além disso, o produto possui um processo produtivo totalmente ecológico por receber menos produtos químicos.

É por este motivo e por muitos outros que este tipo de papel vem sendo cada vez mais utilizado como alternativa ao plástico.

Este é também um material 100% reciclável, sendo muito aceito para compra e venda de papel pelos aparistas em geral.

 

Conclusão

Neste artigo você conheceu tudo que você precisava saber sobre o papel Kraft.

Entendeu também que os produtos produzidos com papel kraft possuem fontes renováveis, algo que minimiza os impactos ambientais, pois podem ser recicladas e aproveitadas também na compostagem para plantas.

Ou seja, trata-se de um material útil para a melhoria do impacto acelerado que temos em nosso ambiente.

Isso acaba agregando mais valor para sua marca, pois como você pode perceber, os consumidores estão cada vez mais atentos e estão dando mais preferência para produtos e empresas que buscam preservar a natureza, fornecendo qualidade de vida para a população.

E aí? O que achou do artigo? Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios, deixem nos comentários.

Até a próxima!