Adesivos de vinil ou adesivos de papel: qual a diferença?

Esses adesivos são bastante utilizados em diversos setores, porém você sabe quais são as diferenças entre ambos? Descubra agora em nosso post!

Adesivos de vinil ou adesivos de papel: qual a diferença?

Adesivos são utilizados em diversas superfícies e desempenham diferentes funções. Eles podem, por exemplo, decorar embalagens, enfeitar paredes, ser colocados em vitrines e carros para divulgar informações, personalizar objetos e muito mais.

Como há várias atividades que os adesivos podem realizar, também existe mais de um tipo do produto. Dois dos principais modelos de adesivos no mercado são o de vinil e o de papel. Muitas pessoas não conhecem exatamente as particularidades de cada um e, consequentemente, não sabem qual é o mais adequado para o seu negócio.

Sendo assim, vamos explicar nesse post quais são as diferenças entre ambos os tipos de adesivos. Confira!

Adesivos de vinil

Esse modelo é feito a partir de um tipo de plástico, o policloreto de vinil, que é mais conhecido como PVC. Por ser formado por esse material, o adesivo de vinil é bastante resistente e maleável. Além disso, ele ainda é impermeável.

Essas características fazem com que o produto seja muito procurado para aplicação em vidros, como vitrines, em veículos e paredes. Todos esses locais estão sujeitos a entrar em contato com a água, diferentes temperaturas e outros elementos, como sujeira e poeira. Sendo assim, é fundamental ter um adesivo resistente e impermeável que suporte essas interações e não se danifique ou desfaça após o contato.

A maleabilidade permite que o produto seja manuseado várias vezes e também não estrague. O que é igualmente positivo para os adesivos que serão colocados, por exemplo, em vitrines, paredes ou veículos, pois nesses locais a aplicação geralmente demora mais tempo e o contato com o produto é maior.

Ainda, nesses lugares, as chances de várias pessoas passarem a mão no adesivo são bem grandes. Portanto, a resistência e a flexibilidade são essenciais. Os adesivos de vinil são encontrados no mercado em diferentes cores e texturas, e eles possuem até maneiras distintas de serem feitos. Isso porque alguns modelos são impressos e outros não.

Alguns adesivos, como os que são utilizados em paredes, normalmente não são impressos. Eles são apenas recortados no formato em que serão usados. Já os demais devem ser impressos, porém, como o produto é impermeável, a impressão não pode ser realizada em impressoras comuns com tintas pigmentadas e corantes.

Essas máquinas não aguentam a impressão de um material impermeável e podem até se deteriorar ou estragar, caso alguém tente fazer esse serviço com elas. O correto é usar um equipamento de grande porte que funcione com tinta solvente. A impressora mais indicada para esse cenário é a plotter, que preenche todos esses requisitos citados acima.

O preço do vinil costuma ser mais caro que outros tipos de adesivos disponíveis no mercado, devido ao próprio material e também ao custo de produção. Então, o responsável precisa conferir qual é o seu objetivo e se compensa fazer um adesivo com esse elemento.

Adesivos de papel

O adesivo de papel é o mais utilizado entre todos os tipos disponíveis no mercado. Há diversas razões para ele ser o campeão de aplicações, sendo que uma delas é o valor do produto. Como ele pode ser impresso em máquinas comuns e o papel é mais barato, o preço do adesivo se torna igualmente mais acessível.

Além disso, mesmo sendo feito com tinta corante, ele ainda é resistente à água. Contudo, o papel não é um elemento tão forte como o vinil, por isso não é recomendado colocá-lo em locais que têm muito contato com umidade ou que precisam ser lavados.

Se ele for aplicado em uma vitrine, por exemplo, que é higienizada com frequência, as chances de ele ficar enrugado com o tempo são grandes. Por essa razão, evita-se usar o adesivo de papel em ambientes úmidos e externos.

Esse modelo de adesivo pode ser encontrado em 3 versões no comércio: o fosco (sulfite), reciclado e o glossy (brilhante). O último é o preferido dos comerciantes e, portanto, o mais utilizado nas aplicações de adesivo de papel.

O produto é usado principalmente em etiquetas, embalagens e lembrancinhas personalizadas, rótulos, capas de livros, agendas, adesivos para fechar envelopes e locais internos. Ou seja, ele é bastante encontrado em produtos de gráficas e papelarias.

Uma vantagem do adesivo de papel é que pode ser usada matéria-prima reciclada, então alguns modelos são sustentáveis. Para empresas que se preocupam com o meio ambiente, essa é uma ótima opção, pois elas vão conseguir continuar utilizando adesivos em rótulos, por exemplo, sem agredir tanto a natureza.

Qual dos adesivos é o melhor?

Muitos empresários se perguntam em qual tipo de adesivo é melhor investir em seus projetos. Depois de explicitar as diferenças entre o adesivo de vinil e o de papel, conclui-se que não há uma resposta exata para essa pergunta.

Ambos os adesivos têm suas vantagens e desvantagens. Sendo assim, você precisa analisar qual é o seu propósito e qual é o produto mais apropriado para essa finalidade.

O que se pode afirmar é que, de forma geral, o adesivo de papel agrada mais os comerciantes, porque o seu valor é mais acessível. Então, o custo-benefício acaba sendo melhor quando comparado aos dos demais materiais.

A facilidade de impressão é mais uma vantagem que o adesivo de papel traz, pois você consegue imprimi-lo em uma máquina comum. Já o produto de vinil não oferece essa possibilidade. Para ele ganhar forma, você deve ter acesso a uma impressora grande e que funcione com tinta solvente. Isso só é possível se você contratar uma empresa especializada no assunto.

Além disso, o adesivo de papel realmente não é tão resistente quanto o de vinil, mas em diversos casos não há a necessidade de o produto ser tão forte. Por exemplo, um adesivo que é utilizado para fechar envelopes não tem de suportar vigorosamente a umidade.

É por essa razão que ele é muito utilizado em itens como presentes, agendas e cadernos. Ele ainda pode ser encontrado em diferentes versões, como o adesivo fosco e o glossy, o que dá versatilidade para os projetos feitos com os adesivos de papel.

Agora que você já viu quais são as diferenças entre os adesivos de vinil e de papel, já sabe qual é o melhor para o seu negócio?