Design de Embalagem: 5 dicas para criar e impressionar

O design de embalagem é um dos grandes responsáveis por chamar a atenção dos consumidores. Sendo assim, veja em nosso post como criar embalagens super atrativas!

Uma embalagem atraente tem o poder de chamar bastante a atenção dos consumidores. Ela faz com que um indivíduo pare e observe sua vitrine. Já outra que não possui nada de especial pode passar batido pelo olhar do possível comprador. Por essa razão, é essencial investir tempo e dinheiro na produção delas.

Se você não sabe como criar uma embalagem que encantará os seus clientes, fique tranquilo! A seguir, vamos dar 5 dicas de design de embalagens para que sua marca impressione os consumidores. Confira!

1. Pesquise antes de criar

A pesquisa é uma peça fundamental na criação da embalagem. Se você pular essa tarefa, muito provavelmente o seu trabalho para montar um embrulho impressionante não terá bons resultados. A embalagem deve ser atraente para o seu público-alvo e, sem uma pesquisa, como você vai saber o que é chamativo para eles?

Por isso, a pesquisa tem que ser feita. Busque informações sobre os seus clientes, como idade, classe social, hobbies e do que eles gostam, em geral. Com esses dados, será mais fácil criar a embalagem e as chances de ela ser um sucesso são bem maiores.

Além de conhecer o seu público-alvo, pesquise sobre o seu segmento de mercado e veja o que a concorrência está produzindo. A ideia aqui não é copiar, mas sim ver quais são as tendências do mercado e o que a sua marca pode fazer para inovar no ramo.

2. Escolha bem o material

Diversos tipos de materiais são utilizados para fazer embalagens, como plástico, papeis, alumínio, entre outros. Entre tantas opções, você precisa observar as características de seus produtos para descobrir qual é o material mais adequado para a sua marca. Veja o tamanho de sua mercadoria, o peso e ainda qual tipo de embalagem combina mais com ela. Por exemplo, produtos rústicos costumam cair bem com papel kraft natural.

Atualmente, independente do setor de mercado, as embalagens sustentáveis estão em alta. Então, veja se é possível criar um embrulho que não prejudique tanto o meio ambiente.

Ainda, não se esqueça de escolher um material que seja de fácil manuseio e funcional. Embalagens que são reutilizáveis são uma ótima estratégia para atrair consumidores, porque ela fica como um extra para o cliente. Ele compra o produto e também ganha um pacote que pode usar em diversas situações.

Alguns bons exemplos desses embrulhos são as ecobags, sacolas de papel kraft e caixas decoradas de vidro. As duas primeiras, depois de embalar o produto de sua loja, podem seguir cumprindo a função de proteger outras mercadorias, como roupas, calçados, entre outros. Já as caixas são usadas para guardar acessórios e até alimentos, como bolachas e os em pó.

3. Capriche no design

Depois de escolher o material de sua embalagem, é a hora de pensar no design dela. A sua identidade visual deve estar presente para que o consumidor possa identificar de qual marca é o embrulho. Entretanto, é permitido brincar com a sua logomarca e seus conceitos.

Sendo assim, pense bem nas cores da embalagem, a tipografia dos escritos e também no formato dela. Esse trabalho é necessário para que não sejam colocadas informações demais em pouco espaço e para que a embalagem tenha harmonia.

O formato pode ser uma maneira bacana de inovar no design do embrulho. Em vários setores, quando você fizer sua pesquisa, verá que há padrões de molde para as embalagens. Por exemplo, em um ramo a maioria delas é feita no formato de caixas redondas ou de sacolas grandes.

Se você modificar esse padrão, com certeza chamará a atenção dos compradores. Contudo, lembre-se da forma do produto e faça a embalagem em um formato que proteja bem a mercadoria. Além disso, não se esqueça de que o embrulho deve ser de fácil manuseio. A ideia é inovar, sem deixar a segurança do produto e a praticidade de lado.

4. Mexa com os sentidos do consumidor

Fazer uma embalagem que mexa com os sentidos do consumidor pode ser um atrativo e tanto para a sua marca. Provocar o olfato, o tato ou a visão de uma pessoa é interessante, porque ela ficará curiosa e vai querer saber mais sobre o produto que está envolto por aquela embalagem enigmática.

Por isso, aposte em embrulhos que provoquem, pelo menos, um dos sentidos humanos. A visão é, sem dúvidas, o sentido mais seduzido pelas embalagens. As cores e formatos são usados para chamar atenção dos clientes.

Geralmente, as cores da embalagem são escolhidas de acordo com a identidade da empresa, porém você também pode selecioná-las conforme o produto. Por exemplo, se for uma caneca para bebidas geladas, uma opção é fazer o embrulho na cor azul ou gelo, que lembram a sensação de frio.

Uma ação fácil de ser realizada para estimular o olfato do comprador é perfumar a embalagem. Se o produto adquirido for um presente, melhor ainda, pois serão, no mínimo, duas pessoas encantadas com o seu trabalho.

O tato é bastante atraído por embrulhos em relevo, como em latas de alumínio em que algumas partes do objeto se destacam e ficam em 3D. Outra ideia para provocar o tato é colocar couro ou outros tecidos e papeis em sacolas. Lembre-se de estimular, no máximo, dois sentidos do consumidor, pois nesse caso, menos é realmente mais.

5. Faça embalagens limitadas

Caprichar nas embalagens da sua marca é obrigatório para encantar o comprador. Entretanto, se você ainda quiser surpreendê-lo, por que não criar embrulhos sazonais? Ou seja, embalagens limitadas para determinadas épocas do ano. Essa estratégia desperta o interesse do consumidor e mostra que sua empresa tem planejamento.

Algumas ideias bacanas são fazer, por exemplo, embalagens especiais para o verão, dia das mães, para o Natal ou ano novo. A apresentação dessas deve ser mais bem-acabada e elas têm que ter características específicas da festa, que mostrem qual é a ocasião especial.

A embalagem é um grande atrativo para os produtos de sua marca. Por isso, ela deve ser tão bem pensada e trabalhada. Depois de ver essas 5 dicas sobre design de embalagens, o que você acha de começar a impressionar os consumidores com as suas criações?

 

Fonte: Onpaper