5 dicas úteis do mercado de embalagens

As embalagens possuem várias funções, além de embrulhar produtos. Por isso, separamos 5 dicas úteis para você fornecer embalagens ótimas para os seus clientes!

Muitos pensam que a única função de uma embalagem é embrulhar um produto, porém ela tem diversas atribuições além dessa, como proteger a mercadoria e atrair clientes. Sim, a embalagem faz muita diferença em uma venda. Ou vai dizer que você nunca prestou atenção em um produto por causa de seu embrulho? É claro que já!

É por isso que, cada vez mais, os empreendedores investem na melhoria de suas embalagens. Pensando nisso, separamos 5 dicas úteis do mercado de embalagens para que você faça modelos incríveis que impressionem e auxiliem em suas vendas. Continue lendo o nosso post e confira!

1. Faça embalagens personalizadas

Quem deseja chamar a atenção dos consumidores precisa investir em embalagens personalizadas. De acordo com algumas pesquisas, um produto tem 3 segundos para chamar a atenção de um comprador e, quando ele consegue, há uma chance de 85% de o indivíduo realizar a compra.

Para atrair um possível cliente em apenas segundos, a embalagem deve ter um design que transmita o conceito da marca e que seja agradável aos olhos do seu público-alvo. Então, trabalhe em sua logomarca, nas cores, formas e grafismos da embalagem.

Lembre-se de planejá-la bem, porque o embrulho, seja uma caixa ou uma sacola, tem que refletir os valores da empresa. Não adianta fazer uma embalagem maravilhosa que não se relaciona bem com os serviços e produtos que você fornece.

Além de pensar nas embalagens comuns, programe-se para ter peças diferentes em datas especiais. Uma sacola somente para o Natal, por exemplo, pode encantar os clientes e aumentar bastante as chances de compra. Pode até parecer bobeira, mas mudar uma embalagem em uma época do ano faz diferença. Promover campanhas sazonais passa a imagem de uma empresa organizada e que tem consideração por seus clientes.

2. Pense no produto que ela irá embalar

A embalagem, além de atraente, deve ser funcional. Ou seja, ela tem que ser capaz de realizar o serviço para o qual foi designada. Por isso, pense nas características de suas mercadorias antes de adquirir o embrulho.

Esse deve conseguir sustentar o peso, ter dimensões maiores que as do produto e garantir a durabilidade dele. Analise o formato do item e veja qual é o melhor tipo de embalagem para ele, por exemplo, uma caixa ou um papel de presente. Se você vende várias peças e objetos, em diferentes formas, faça embalagens distintas para cada modelo.

Se você tiver um e-commerce, deve prestar ainda mais atenção nessa dica, porque a sua mercadoria passa por um caminho agitado até chegar ao destino final e, mesmo assim, elas tem que ser entregue ilesa.

3. Coloque cartões de agradecimento

Os cartões de agradecimento não integram a fabricação de uma embalagem, porém eles são um complemento para agradar os seus clientes. Novamente, no caso de lojas virtuais, o cartão agradecendo pela compra será uma grata surpresa para quem adquiriu o seu produto.

A mensagem tem que ser personalizada, com o nome do consumidor, mas o conteúdo pode variar de acordo com o tom de voz da sua marca. Se ele for mais sério, agradeça pela preferência, convide o comprador a voltar ao seu site e deixe seus canais de contato para qualquer problema.

Caso o tom seja mais jovem e descolado, sua mensagem pode ser mais descontraída e até ter uma linguagem informal, porque é isso que o seu público busca. Se o seu negócio é físico, também é possível trabalhar com cartões para agradar os clientes. Tenha um, com a sua logo e informações de contato, e coloque-o na embalagem na hora do pagamento da compra. Pequenas ações como essa podem ser decisivas para fidelizar um cliente.

4. Tenha embalagens sustentáveis

Atualmente, o modo de fazer negócio mudou e os clientes ocupam um espaço bem maior que antes nesse processo. As empresas que desejam ser bem-sucedidas precisam escutar o que o público está pedindo. Sendo assim, elas devem ser mais sustentáveis, pois essa é uma das grandes solicitações das pessoas, que estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente.

Usa-se bastante papel kraft, tecidos feitos a partir de PET e algodão cru para produzir as embalagens sustentáveis. Iniciar essa prática em seu negócio é uma atitude muito positiva, porque ela não ajuda somente na preservação da natureza, mas também no fortalecimento de sua marca.

O público gosta de apoiar empresas que tenham consideração com eles e com fatores importantes que contribuem para a construção de uma sociedade melhor. Então, ao fornecer esse tipo de embalagem, seu negócio será bem visto e pode haver um aumento tanto no envolvimento de seus clientes, quanto no número de vendas.

5. Ofereça embalagens de fácil manuseio

Além de possuir todas essas características, a embalagem, obrigatoriamente, tem que ser de fácil manuseio. Nada pior que uma sacola que é difícil de carregar ou abrir, certo? Muitas vezes, a embalagem é linda, mas não foi feita para ser transportada na mão por certo tempo ou dá um trabalhão para abrir, tem que rasgar e por aí vai. Todo mundo já passou por esse sufoco, mas ninguém gosta disso.

Então, observe se suas embalagens são práticas e se elas não vão causar estresse no consumidor. Veja se é preciso utilizar fitas adesivas demais para finalizar o embrulho ou se aquela alça da sacola é ideal para o transporte. Caso seja necessário, mude o tipo de embalagem para que o consumidor final fique mais contente e você não tenha problemas.

A opinião do comprador nunca teve tanta importância, por isso é bom não arriscar. Mesmo que todas essas ações com as embalagens, como personalizar e melhorar o seu manuseio, custem dinheiro, não veja isso como um gasto a mais em seu orçamento. Olhe como um investimento que pode trazer vários ganhos para a sua marca, porque ele realmente é capaz de fazê-lo.

Alguns exemplos são o aumento de engajamento do público e no número de vendas. No caso de empresas que entregam os seus produtos, ter embalagens incríveis é ainda mais essencial, porque esse é o contato mais próximo entre vendedor e cliente.

O que achou dessas 5 dicas sobre o mercado de embalagens? Se quiser saber mais sobre o assunto continue acompanhando o nosso blog!

Fonte: Onpaper